Oxandrolona (Anavar) - O que é, para que serve e seus efeitos
O que é?
Sendo um dos mais famosos esteroides anabolizantes a Oxandrolona é utilizada por muitos atletas para o ganho de massa muscular. Por possibilitar um ganho de massa seco com efeitos colaterais baixos, se comparada a outras drogas existentes, ela se tornou popular entre a maioria dos praticantes de musculação (principalmente o público feminino).
Anavar pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como esteroides anabolizantes. Essas drogas são semelhantes aos hormônios masculinos produzidos pelo organismo. Seus efeitos são devidos à ligação ao receptor de testosterona. O receptor de testosterona induz ações em nível celular de diversas maneiras, com ações anabolizantes, androgênicas e outras. Tendo seus efeitos quase que imediatos após a ingestão, permanecendo com uma ação duradoura no organismo, diferente dos demais anabolizantes. Sendo grande parte metabolizada pelos rins em primeira e segunda passagem ela é menos agressiva do que as demais drogas que são metabolizadas pelo fígado. Possuí uma meia-vida média de 9 horas (tempo que deve ser administrada), de modo que 30% daquilo que se é tomado acaba sendo eliminado pela urina e fezes.
Para que serve?
Sendo utilizado principalmente pelas mulheres a Oxandrolona promete o aumento da massa magra e a redução da gordura (principalmente aquela chatinha que fica localizada na barriga e na região dos oblíquos). Ela é considerada como sendo um medicamento anabólico leve, se comparado com os demais, proporcionando um ganho de massa razoável (em torno de 3 a 5 quilos dependendo da sua dieta claro) e também possui menos efeitos colaterais, apesar de ser oral.
Para os homens ela não é tão viável, por ter uma relação custo X ganho de massa, muito baixa, ou seja, o custo gasto para se conseguir um ganho de massa satisfatório é muito alto devido as altas dosagens para se conseguir o resultado esperado, o que torna um ciclo de Oxandrolona muito caro, se comparado a outros anabolizantes. Por isso ela é mais utilizada por mulheres que procuram ter um corpo mais definido e sem uma musculatura exagerada.
Normalmente os homens utilizam a Oxandrolona como um ciclo de iniciante, por ser mais fraco e não possuir tantos colaterais quanto outros esteroides.
O que a ciência diz:
Há estudos que dizem que a administração do medicamento a curto prazo estimula a síntese de proteínas musculares, proporcionando assim o aumento da massa muscular esquelética, aumento da densidade óssea e o aumento da síntese proteica. Proporcionado-se assim o aumento da hipertrofia muscular e a resistência atlética. Outro fato importante se deve ao seu efeito anti-catabólico que inibi a perda ou degradação das fibras musculares, e também, acumula fosfocreatina (substância necessária para a produção de ATP ou energia para a contração muscular).
Benefícios da Oxandrolona
- Aumento na energia física;
- Melhor rendimento nos treinos;
- Diminuição das gorduras localizadas (queima da gordura abdominais, viscerais e sub cutâneas);
- Aumento da motivação;
- Pouca retenção de água;
- Aumento na hipertrofia muscular;
- Baixa aromatização (conversão da testosterona em estrógeno)
Efeitos colaterais da Oxandrolona
- Diminuição do HDL (colesterol bom);
- Aumento do LDL (colesterol ruim);
- Crescimento de pelos e engrossamento da voz (Mais propenso em mulheres);
- Comportamento masculinizado;
- Ereções frequentes e prolongadas ao longo do dia em dose altas;
- Diminuição da Libido (prazer sexual);
- Disfunções hepáticas devido aos danos ao fígado e rins;
- Insônia;
- Sintomas como: náuseas, vômitos, dores de cabeça, acne, falta de apetite são comuns com o uso.
Dosagens usuais
A oxandrolona é prescrita por meio de receituário de controle especial no Brasil, indicada primariamente para síndromes catabólicas, pacientes acamados por várias semanas e queimaduras, restaurando assim os tecidos musculares. Também é utilizada em musculação sem a devida indicação médica.
A dosagem prescrita por médicos é entre 2,5 mg e 30 mg divididas em 2 a 4 tomadas ao dia por um período aproximado de até 4 semanas para adultos.
Ciclos
Como dito antes as mulheres são as mais adeptas do ciclo* de Oxandrolona. Para obterem um ganho razoável de massa muscular, o medicamento por ser mais "fraco" do que os demais anabolizantes necessita ter alto nível de dosagem para que se haja uma hipertrofia razoável, fazendo assim com que os marombeiros de plantões tomem uma dose mais alta, para fazerem os chamados ciclos.
Alguns ainda combinam o ciclo de Anavar com outros esteroides como a testosterona, trembolona, estanozolol e boldenona. O que não é recomendado por sobrecarregar o fígado, causando grandes prejuízos ao órgão.
As dosagens mais utilizadas em ciclos são:
- Homens 30-100 mg por dia, por no máximo 10 semanas.
- Mulheres 10-30 mg por dia, também por no máximo 10 semanas.
Porém esses valores não são universais, o recomendado é que, para quem quer fazer um ciclo de Oxandrolona, consulte um médico ou profissional da área de fisiologia. Para instruir da melhor forma possível a utilização do medicamento, de modo há evitar ou diminuir os efeitos colaterais.
*Ciclo: são períodos de ingestão ou utilização de uma determinada substância (esteroide anabolizante) em seu organismo para promover maiores ganhos de massa muscular e perda de gordura.
Publicar um comentário